sexta-feira, 27 de julho de 2012

As 3 dúvidas mais frequentes do consumidor de seguros comum

1 - O que é isso da franquia?

Por muito que no acto de venda se chame a atenção para a existência de franquias, muitos consumidores não sabem do que se trata e por isso acabam por enfrentar a franquia como uma surpresa desagradável no momento da resolução de um sinistro.
A franquia consiste num valor fixo ou numa percentagem do valor do bem seguro ou da indemnização a pagar que é deduzido da indemnização acordada. Ou seja, se uma cobertura tem por exemplo uma franquia de 10€ ou de 10% do valor do sinistro, se a indemnização for igual a 100€ o lesado recebe 100€-10€ ou 100€ menos 10%, o que equivale em ambos os casos a receber 90€.
A franquia tem por lógica principal o evitar da pequena sinistralidade, para que, por exemplo, o custo de gestão de um processo não ultrapasse o próprio montante a pagar na indemnização e também para dissuadir a participação de sinistros de valor quase simbólico.

2 - Dizem que tenho bónus de 50% no seguro do carro mas o custo do seguro aumentou dois anos seguidos...

O bónus consiste numa percentagem de desconto sobre a tabela de preços da companhia. Ou seja, após alguns anos sem sinistros com culpa a companhia de seguros aplica um desconto ao preço praticado em cada ano. Ora, se a companhia aumentar o preço de tabela ou a troika impuser uma taxa nova, o desconto do bónus até pode aumentar em percentagem mas vai incidir num montante mais elevado.
Imagine o proprietário de um edifício que propõe a todos os seus inquilinos uma renda mensal de 100€, com a promessa de que ao fim de três anos sem despesas da sua parte aplicará um desconto de 10% na renda desse ano. No final desses três anos, para os inquilinos sem "sinistros" a renda baixaria para 90€. Contudo, caso fosse aplicada a actualização legal do valor das rendas e a renda fixa passasse para os 120€ nesse terceiro ano, o "bónus" de 10% aplicava-se aos 120€ e a renda aumentaria dos 90€ para os 108€ (o que ainda assim é menos do que se pagaria sem esse benefício).
Por outro lado, o bónus tem um limite máximo (por norma, 50%) e depois de atingido esse limite de percentagem de desconto é normal que sempre que a tabela aumenta o preço do seguro sobe na proporção.

3 - Como tenho assistência em viagem desde o km zero rebocam-me o carro de Faro a Valença em caso de avaria.

A Assistência em Viagem (AVI) desde o quilómetro zero veio substituir a versão original da cobertura e que limitava o serviço a um raio, a uma determinada distância da morada do segurado. Ou seja, antes só podíamos recorrer à cobertura a mais de, por exemplo, 20 km da nossa residência e com a AVI quilómetro zero essa limitação deixou de existir.
Contudo, isso não implica que a Assistência em Viagem seja de aplicação ilimitada. E faz sentido que assim seja ou para viagens mais longas compensaria descarregar a bateria do veículo ou desligar um cabo eléctrico para pedir o reboque e poupar um dinheirão em combustível e portagens...
A AVI é um serviço de desempanagem e quando essa não for possível garante o reboque da viatura avariada para o concessionário da marca mais próximo. Ou seja, é essa a cobertura e para confirmar o âmbito da mesma existe um plafond máximo para o serviço que limita o reboque a uma distância variável (em função da verba disponível)  mas que não ultrapassa as dezenas de quilómetros.

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